Entrar/Criar Conta
ESTILOS DE BARTENDING
Simon Difford, em desafio ao Mixing Star Project, identificou cinco estilos de bartending que os bares e bartenders costumam se enquadrar. É comum que um bartender, por exemplo, se enquadre em pelo menos dois desses estilos. São eles:
Classic
Os coquetéis clássicos servem como base para os outros quatro estilos. Basicamente, são aqueles drinks criados antes de 1970.
Quanto aos coquetéis, geralmente, são aqueles com paleta bastante limitada de ingredientes (cerca de quatro ou menos), já que naquele tempo havia limitação dos mesmos na criação das bebidas.
Tiki
Este estilo é uma combinação de música, vestuário, decoração, atitude e drinks que surgiu no pós-guerra dos Estados Unidos.
Ele remete ao tropical e à ideia de paraíso com pessoas vestidas de saias de hula.
Apesar da época em que surgiu, ele não é classificado como clássico, já que devido à força de suas características, o Tiki foi separado dos clássicos por ter um estilo próprio. Além disso, os coquetéis desta categoria possuem o dobro de ingredientes do que a maioria dos clássicos.
Molecular
São os drinks e coquetéis preparados além das técnicas comuns de bater, mexer ou misturar. Dentro deste estilo há a técnica simples, que pode ser facilmente praticada em qualquer lugar, e a complexa, que exige conhecimentos mais especializados, além de equipamentos apropriados.
Entre as técnicas simples estão as espumas, a defumação, o fat-washing, a torragem e caramelização.
Já entre as técnicas complexas estão o resfriamento com gelo seco, o congelamento com nitrogênio líquido, esferificação (com pérolas ou caviar) e gelatinas.
Batched
São aquelas bebidas preparadas a partir de uma série de técnicas de coquetelaria que têm em comum o fato de os drinks serem pré-misturados com ingredientes medidos e combinados em grande escala antes do preparo.
Contemporary and Fun
Para Difford, os drinks contemporâneos são todos aqueles que não se encaixam nas demais categorias e associa o termo "fun" aos interiores dos bares que possuem diversas atrações, jogos e músicas e, que nesse contexto, possuem bartenders como parte da diversão. Esses profissionais praticam o chamado "working flair", movimentos teatrais e confiantes que evidenciam suas habilidades diante da preparação das bebidas, chamando a atenção dos clientes ou convidados.