Filmes Sobre Moda

Nem só de revistas, sites e blogs vive o mundo da moda. Muitos filmes permeiam o tema, servindo como uma forma de aprofundamento no conteúdo de forma lúdica e divertida.

Se você quer buscar uma inspiração para seu processo criativo, talvez ver um bom filme sobre o tema pode te ajudar. Separamos aqui alguns títulos que toda consultora de moda deve assistir pelo menos uma vez para entender a importância de certas personalidades ou estilo para a moda.

• O Diabo Veste Prada

Não há um filme que tenha retratado tão bem os bastidores do mundo da moda e de seus editoriais como O Diabo Veste Prada. Nele, Andy (interpretada por Anne Hathaway) uma jornalista recém formada consegue um trabalho como secretária de Miranda Priestly, uma administradora da consagrada revista Runway.

Nele é mostrado como a arrogância é frequente no mundo da moda, e como uma simples secretária pode surpreender com sua inteligência e visão de moda. Esse filme se tornou um clássico para todas as pessoas que ficam tentadas a se jogar nesse mundo.

• As Patricinhas de Beverly Hills

Sim, é isso mesmo que você leu, As Patricinhas de Beverly Hills é um dos filmes mais marcantes quando o assunto são referências de moda dos anos 90. Os seus figurinos chamativos e sensuais estão em alta no momento, sendo um ícone da grife Dolce & Gabbana.

• Cruella

Lançado em 2021, o filme se transformou em um símbolo de visuais originais, criativos e potentes, tendo inclusive ganhado o Oscar de melhor figurino!

A inteligente e criativa Stella, fascinada pelo mundo da moda, se encontra com a Baronesa Von Hellmann, uma mulher cruel e maldosa que domina uma importante grife da cidade. Durante o desenrolar da história, várias revelações vão surgindo, e é claro, muitos visuais incríveis e únicos.

• Sex and the City: O Filme

A história de 4 amigas inseparáveis, vivendo os altos e baixos da vida adulta em Nova York é considerado até hoje um dos melhores filmes fashion. A história não se passa no mundo da moda, mas seus visuais marcantes e peças símbolos tornaram o filme tão importante para todos desse meio.

• Saint Laurent

Biografia de um dos estilistas mais relevantes na história. O filme se inicia em 1967, quando Saint deixa a Dior para criar sua marca em parceria com seu marido Pierre Berger. Dentre seu processo criativo, dificuldades emocionais e crise no relacionamento, o filme conta com uma história fascinante, finalizando em um dos desfiles mais icônicos da história.

• Casa Gucci

O filme, que dá espaço para Lady Gaga contracenar mais uma vez, mostra a história por trás da tão obscura e tradicional família Gucci, trazendo à tona revelações, disputas, crimes e é claro, bastante referência para moda. O filme ainda traz mais detalhes do assassinato de Maurizio Gucci, diretor da grife.

• Coco Antes de Chanel

O filme traz a história de Gabrielle Chanel, antes de fundar a tão conhecida marca Chanel. A narrativa demonstra detalhes da estilista francesa desde períodos da juventude, onde possuía um emprego de cantora em um bar, até a criação de uma das maiores grifes de Paris.

• Dior e eu

Esse documentário traz detalhes sobre a vida do estilista Raf Simons, e sua primeira coleção feita para a Dior. Toda a produção foi retratada por uma equipe de filmagens que recebeu acesso aos bastidores de uma das maiores grifes de moda.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll