Introdução à Área
Olá, cara(o) aluna(o)!
Seja muito bem-vinda(o) ao nosso curso de merendeira.
As merendeiras são as profissionais que agregam e fazem parte da alimentação das pessoas, principalmente as crianças e adolescentes que se beneficiam da alimentação gratuita das unidades escolares públicas.
Este é um assunto muito relevante desde o início da alimentação nas escolas, e de acordo com os dados físicos e financeiros registrados pelo site do FNDE (até o ano de 2015) cerca de 40 milhões de estudantes se beneficiam através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Brasil. E além disso, a maior parte dos estudantes possui sua fonte principal de alimentação no ambiente escolar.
Paralelo ao que foi dito, segundo dados do Censo Escolar e do IBGE, mais de 95% das quase 162 mil escolas públicas brasileiras de Educação Básica oferecem ao menos uma refeição gratuita por dia aos alunos.
Para conseguir atender toda essa demanda, não é à toa que a profissional da merenda está presente de forma marcante em escolas, creches e colégios, sendo até mesmo homenageada com o Dia da Merendeira na data 30 de outubro por cuidar da alimentação das crianças de forma tão educativa e maternal.
Depois de perceber e analisar todas essas informações, este curso foi criado com o intuito de fornecer mais informações sobre essa profissão tão importante no dia a dia das escolas.
E por isso nós abordamos aqui informações sobre o histórico da merenda e da merendeira no Brasil, as funções atreladas à uma profissional de merenda, o mercado profissional dessa classe, bem como o perfil requisitado para possuir diferenciais e informações sobre a remuneração média.
O papel da cozinheira, merendeira e nutricionista podem ser confundidos por aí, e é por isso que as diferenças serão frisadas no capítulo 5. Além disso, o papel da merendeira no aproveitamento de alimentos é algo importante de ser debatido e por isso o capítulo 6 abordará sobre essa temática.
O cardápio escolar não é feito de forma aleatória, necessitando de regras e orientações que estarão dispostas no capítulo seguinte. E para saber fomentar um bom cardápio, nada melhor do que saber um pouco mais sobre a importância de uma alimentação saudável no capítulo 8.
No nosso capítulo 9 é abordado a logística e armazenamento dos alimentos, inferindo regras básicas para uma dispensa que funciona da maneira correta, e no 10 os procedimentos de higiene e de proteção são enfatizados seguidos de orientações importantes para a proteção das merendeiras no dia a dia de trabalho.
Finalizando o nosso curso, o impacto da horta é trazido pela visão da sociedade, da educação, da saúde e do meio ambiente, e as leis e diretrizes que circundam esse meio fecham o nosso leque de conteúdos acadêmicos.
Está animado(a) para embarcar nesse mundo de informação sobre a merendeira? Então vamos lá!
Este artigo pertence ao Curso de Merendeira
Faça o Curso completo grátis!!