Entrar/Criar Conta

ou


Não tem uma conta? CADASTRAR

Esqueci minha senha?

alunos online

(62) 99310-0225

Segunda à Sexta das 08hrs às 18hrs

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS


No Brasil, estamos acostumados à mesa farta, como arroz, feijão, bife, batata frita e farofinha. No Chile, as comidas típicas são, normalmente, um prato só com, no máximo, dois ingredientes diferentes. Outra característica importante é que o país tem muitos pratos típicos por estação. 


Logo, os chilenos têm aquela coisa da sopa para o inverno (normalmente rigoroso) para esquentar o corpo, ou um prato mais suave e frio para o verão. Isso tem a ver, com a disponibilidade dos legumes e verduras de época. 


À primeira vista, podemos dizer que a simplicidade é um fato marcante na culinária chilena. Mas, isso não quer dizer que a composição do prato seja simplória. O conceito de simples, nesse caso, está ligado à facilidade na preparação. A peculiaridade dos ingredientes dão aos pratos uma sofisticada mistura de sabores. 


A influência da cozinha européia e indiana contribuíram para esse enriquecimento gastronômico. Frutas, vegetais, aves, carne fresta e frutos do mar estão constantemente no cardápio do povo. Em média, os chilenos têm quatro refeições por dia: o café da manhã, o almoço, a hora do chá, e o jantar. 


Normalmente, no café da manhã é consumido pão torrado com manteiga, além do café com leite. No almoço, considerada a maior refeição do dia, são consumidas a carne de boi ou frango, e uma salada como acompanhamento. Os vegetais sempre têm espaço na mesa. O almoço dura cerca de uma hora e meia.


A pausa para o chá acontece no final da tarde, tradição adotada dos britânicos. Nela, são consumidos pão, geleia  queijos e frutas, tal como o abacate. Por volta das 9 da noite, os habitantes saboreiam seu jantar. Geralmente composto por uma salada, preparada com cebola picada, tomates, vinagre, molho de óleo e coentro picado. Pratos preparados com arroz são comuns, devido aos espanhóis.


  • Características por região


Na zona norte do país, podemos dizer que a cozinha típica tem a influência das culturas atacamenhas (região de Atacama) e aymaras  do altiplano andino, como também dos changos, povo pesqueiro da costa. O norte do Chile é rico em peixes e mariscos. Em vales mais férteis, como o vale de Azapa nas proximidades de Azapa, produzem-se frutas tropicais como a goiaba e também azeitonas  que os pequenos produtores fazem azeite de oliva.


Ainda na região norte do país, nos vales interiores de Copiapó, La Serena e Ovalle cultivam-se vides com as que se produzem vinhos e piscos reconhecidos internacionalmente por sua qualidade, além de frutas como a papaia e verduras como o aspargo, a alcachofra, os tomates. A uva de mesa produzida nestes vales é exportada a para muitos países europeus, América do norte  e da América do Sul.


A zona central Chilena foi mais influenciada pelos costumes dos camponeses ou “huasos” e dos imigrantes europeus. As empanadas, o pastel salgado de milho, as humitas e o caldo de congro são pratos típicos que os chilenos comem em suas casas e também são comumente consumidos nos restaurantes.


Nas grandes cidades nos últimos anos cresceu uma ampla oferta da gastronomia fina criada com produtos típicos chilenos, especialmente em nas cidades de Santiago, Viña del Mar, Valparaíso, e em suas praias próximas da cidade de Santa Cruz, no Vale de Colchagua.


Nesta zona estão os melhores vales produtores de vinhos do país, como o Aconcágua, Casablanca, San Antonio-Leyda, Maipo, Cachapoal Curicó e Maule, famosos mundialmente pela qualidade de seus  espumantes e vinhos.


Por ultimo, a zona sul, com forte influencia da cozinha mapuche e chilota, caracteriza-se por suas variedades de batatas e produtos do mar. As linguiças de Chillán são famosas, enquanto na cidade de  Concepción e em suas angras mais próximas, em Valdivia e em Puerto Montt. Os peixes e mariscos são mais tradicionais. Também em Valdivia, Osorno, Puerto Varas e Puerto Montt há pratos e sanduíches feitos com carne de porco e enchidos preparados com receitas alemãs trazidas pelos colonos.  A confeitaria do sul, também de raízes alemãs, é a rainha em Frutillar, embora também seja abundante em Valdivia, Osorno, Puerto Varas e Puerto Montt.


O desjejum pela manhã se inicia com torradas, geleias de frutas ou manteiga, para beberem  usam o chá costumeiramente em vez do café.

Cursos em Relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.