Entrar/Criar Conta
REGRAS DA ETIQUETA JAPONESA
Harmonia é palavra de ordem para os japoneses e, por isso, o preparo e a exibição dos pratos devem ser dotados de sensibilidade.
No momento de servir, deve-se utilizar a mão direita. De acordo com a cultura regional, essa mão indica que quem serve se trata de um aliado. Já a mão esquerda aponta que ali há um inimigo.
Diferentemente de muitos países, comer o macarrão ou tomar sopas fazendo pequenos barulhos faz parte da etiqueta. Inclusive, é permitido chupar esses alimentos das tigelas.
Saquê
O vizinho da mesa é quem serve. Este deverá apoiar o copo com a mão esquerda e segurá-lo com a direita.
Ninguém serve a si mesmo, mas necessita servir o vizinho. A bebida permanece intacta até o fim da refeição quando um brinde (Campai) é feito e todos bebem num só gole. Isso simboliza hospitalidade e atenção.
É importante salientar que o saquê frio é servido no masu, um recipiente quadrado. Já o saquê quente é servido no tyoko. Eles devem ser segurados com as duas mãos e levados à boca, sem inclinar o corpo sobre a mesa.
Hashis
O hashi nunca deve ser cravado nos alimentos. Aliás, seu uso correto é um dos itens mais observados à mesa.
O hashi deve ser segurado do meio para cima, pois, na parte inferior o movimento se torna mais difícil.
Segure-o entre o dedo indicador e o médio, usando o polegar como apoio. Este fica apoiado ao lado do dedo indicador. Apenas o palito deve ser movido tendo o cuidado de alinhar suas pontas.
O outro palito, que permanece imóvel, deve ser apoiado no dedo anelar, sendo que sua parte superior deverá ficar entre o polegar e o indicador.
Alguns cuidados ao usar o hashi:
▪ É falta de educação chupar o hashi.
▪ Não se deve gesticular com o hashi na mão nem apontá-lo para outras pessoas.
▪ O hashi deve ser apoiado em paralelo ao corpo num suporte próprio. Quando não há um suporte, é possível fazer um com a própria embalagem.
▪ É desrespeitoso solicitar talheres ao invés de usar o hashi.
▪ É permitido comer sushi com as mãos.
Oshibori
É a toalhinha que o garçom entrega (quente ou fria, a depender do clima) para que as pessoas possam limpar as mãos antes da refeição. Quando são ingeridos sushis com as mãos, o cliente pode limpá-las com o oshibori também.
Após o uso, basta repousar o oshibori sobre a mesa sem fazer dobras.
O típico oshibori é feito de pano, umedecido em água e torcido. O garçom deve enrolá-lo ou dobrá-lo e entregá-lo em algum tipo de bandeja.
Molhos
Os garçons não devem colocar os molhos no prato do cliente, pois este quem deverá se servir com o tipo de molho e a quantidade que desejar. Não se utiliza molhos para comer peixes crus. O shoyu, por exemplo, não deve ser combinado com sushis com alga e recheio de legumes.
O makizushi (enrolados com alga e arroz) é molhado em apenas um dos lados. Já o nigiri (bolinho de arroz com cobertura de fatia de peixe cru) tem apenas a parte do peixe mergulhada no shoyu.
O temaki (sushi em forma de cone) só deve ser molhado suavemente na parte em que contém o peixe. A ponta da alga marinha (nori) pode ser dobrada para que o shoyu não escorra.
Entre outros detalhes, para pegar o tchawan (tigelinha para sopa) deve-se utilizar a mão direita e jamais apoiar o dedo polegar dentro dele. Mulheres podem pegá-lo com as duas mãos.
E, além de poder ser segurado com a mão, o sushi deve ser colocados inteiro dentro da boca.
Este artigo pertence ao Curso Sushiman Básico
Curso GRÁTIS sem mensalidade, sem taxa de matrícula.COMENTÁRIOS
5.0
12.743 AvaliaçõesMuito bom gostei muito
Muito bom o curso adorei .... obrigada
Muito bom
Muito bom gostei muito
Amei o curso basico
Muito bom o curso adorei .... obrigada
Maravilho para quem gostaria de completar o curso foi ótimo em conhecer melhor a pratica do Sushimam.