Tecidos

Todo consultor de moda deve ter conhecimento sobre a variedade e os tipos de tecidos existentes para poder dizer com propriedade quais peças serão mais indicadas a depender da situação, além de poder direcionar seu cliente a respeito da forma correta de armazenar e cuidar de suas roupas.

São milhares de tecidos diferentes, cada um com estampas, texturas e cores diferentes, que encantam e confundem muitas pessoas. Hoje falaremos sobre alguns dos tecidos mais utilizados na fabricação de roupas.

• Cetim

O cetim é um dos tecidos mais refinados, possuindo um brilho único, sendo bastante indicado para roupas de festas. Ele é um tecido sintético com pouca flexibilidade e elasticidade. É comum encontrar o cetim misturado ao elastano para poder trazer maior conforto para a peça.

• Malha

A malha é outro tecido totalmente sintético, que permite boa respiração do corpo por ser bem leve e macia.

É ideal para roupas que necessitem de maior movimento, já que ela conta com uma ótima elasticidade. Portanto, pessoas com estilo mais casual e esportivo vão se adaptar bem às peças com esse tecido.

• Oxford

Feito 100% de poliéster, o oxford é um tipo de tecido resistente que não amassa encolhe com o tempo e nem amassa. Por essa característica, ele é utilizado na confecção de uniformes e jalecos, já que pode ser lavado com frequência sem danificar.

• Couro

Esse é um dos tipos de tecidos mais conhecidos. Ele é um tecido natural, que possui algumas variações, como o full grain, que é conhecido como o couro bruto, onde retira-se apenas a parte superficial dos pelos, deixando as fibras verticais e densas.

Existe também o couro de montaria, que é mais utilizado para fazer cintos e carteiras, que é um couro pesado e bem pouco maleável.

A camurça também é um tipo de couro, podendo ser estampada e moldada com facilidade, estando disponível em diversas cores.

Já o couro sintético, é um tipo de couro falso, que possui uma gama de aplicações, podendo ser utilizado em diversas peças.

A lã é a fibra obtida da tosa de ovelhas. Ela é um tipo de tecido extremamente quente e resistente, sendo muito utilizado para roupas de inverno, pois tem a capacidade de reter o calor. Pode ser encontrada como lã pura ou virgem, e lã mista, feita com uma mistura de cerca de 50% da lã, com outro tecido.

• Tricoline

A tricoline é bastante versátil, podendo ser inclusive colada ao invés de costurada. É um tipo de tecido que não desfia, e como é feito totalmente de algodão, ele produz uma boa sensação térmica.

• Musseline

É bem leve e macio, sendo uma opção barata entre os tecidos feitos de algodão. Ele é quase transparente e bem vaporoso, possuindo diversos fios torcidos que não se completam, criando um aspecto bastante interessante.

• Náilon

Inicialmente o náilon era uma marca pertencente à empresa que criou o tecido. Atualmente seu nome já pode ser usado por todas empresas, sendo um tecido bastante absorvente, que pode ser desconfortável para utilizar no calor.

Entretanto, o náilon é ótimo para misturar com outros tecidos, pois promove maior durabilidade à peça.

Este artigo pertence ao Curso de Consultoria de Moda ll