TIPOS DE CARNE DE FRANGO

O frango é uma das carnes de aves mais consumidas no país, e faz parte das refeições diárias de muitas famílias, além de ser a base de muitas receitas. Mas, além dele, existem muitas outras opções como codorna, pato, avestruz, entre outros tipos de aves. Todavia, independente do sabor e da textura, todas as carnes de ave têm um ponto em comum: a leveza. Com pouca gordura e um sabor suave, elas podem ser preparadas de diversas maneiras e, atualmente, fazem parte da culinária.

Uma das carnes que tem o sabor mais intenso e forte é a do pato, que pode ter diferentes texturas, segundo a raça, alimentação e preparo. O magret, por exemplo, denominado “picanha do pato”, geralmente, é servido mal passado, e o confit é preparado com as coxas e sobrecoxas, e pode ficar até dois dias no tempero. Com um sabor mais suave que a carne de pato, o marreco tem uma coloração voltada para o marrom. Uma das receitas mais preparadas com a ave é o tradicional “marreco recheado”, em que a base do tempero é feita com vinho branco. É um prato demorado, porque ele fica, em média, 4 horas no forno em temperatura baixa. Normalmente, é servido com acompanhamentos como purê de maçã e repolho roxo.

A codorna é uma carne típica e fácil de ser encontrada, e ideal para quem está de dieta, porque tem pouca quantidade de gordura e sendo de fácil de digestão pelo organismo. O frango também é outra carne comum e pode ser classificado em várias categorias como:

• Frango de leite ou galeto, aves de até 3 meses que tem carne macia e pouca gordura;

• Frango comum, carne mais vistosa com cartilagem fixa; galinha ou galo, ave adulta com carne mais saborosa;

• Frango caipira, ave criada solta com alimentação natural e tem carne mais rija;

• Frango capão, ave castrada que possui uma camada de gordura que é derretida ao ser cozida, sendo ideal para fazer assados.

Abaixo temos uma imagem dos cortes do frango, evidenciando entre elas, as partes muito saboreadas como a asa, coxa, sobrecoxa e peito.

• O pescoço: é utilizado principalmente em sopas.

• O filé de cavala está localizado abaixo do filé de peito, também poderíamos dizer que é "o lombo de frango." É a parte da carne considerada mais magra, e usado principalmente em dietas.

• Asas:  Possui pouca carne. É bastante utilizada como aperitivo e acompanhamento. É usada para sopas ou feita na grelha, assada ou frita. É bem-vinda em churrascos! A coxinha da asa é a parte que tem mais carne.

• A coxa é usada principalmente para ensopados, mas também é perfeita para fazer na grelha ou no forno, assada, empanada ou frita. É bem-vinda em churrascos, podendo também ser desfiada.

• Sobrecoxa: Pode ser frita, assada, grelhada. É utilizada para ensopados, empanadas ou recheadas. Sem a pele e sem o osso. Podendo também ser desfiada.

• Peito: A Parte que contém mais carne. Dela se tira os filés, a carcaça é aproveitada em caldos. Utilizado frito, cozido, assado, grelhado, recheado. Em pratos como: saladas, assados, molhos, empanados, caldos, sopas, recheio de vários pratos. Desfiada depois de cozida ou até mesmo crua, retirando o filé e os pedaços geralmente cubos ou tiras. Presente em pratos como: Salpicão, estrogonofes, frango xadrez, rolos recheados e outros.

• Dorso: Corte oposto ao do peito, geralmente com pouco carne. É bem utilizada em sopas, caldos, molhos, para se extrair o sabor e o aroma da carne, que acompanharam outras receitas. Aproveitando também a carne desfiada.

• Miúdos: O coração, a moela e o fígado podem entrar em farofas e molhos.

• Coração: É um ótimo aperitivo, cozido, assado ou grelhado. Também utilizado como prato principal, sopas, caldos e farofa.

• Moela: É também utilizada como aperitivo, bem cozida, por ser um pouco dura. Acompanha sopas, molhos e farofas.

• Fígado: Dele se faz um bom patê. Geralmente se faz cozido, acompanhando os outros pedaços, ou em sopas, caldos, farofas.

Tempo de forno - Aves

• Frango de 1½ kg - cerca de 45 minutos em forno médio (240ºC a 280ºC).

• Galinha de 2 kg - cerca de 30 minutos a 1 hora em forno médio (240ºC a 280ºC).

• Peru de 5 Kg - Enrolado em papel alumínio, cerca de 2 horas e 30 minutos, mais 30 minutos sem o papel, em forno médio alto (280ºC a 310ºC).

• Rolinhas ou pombos - 30 a 45 minutos em forno médio (240ºC a 280ºC).

Este artigo pertence ao Curso de Culinária Básica