Entrar/Criar Conta
VINHOS
De um lado está a cordilheira, do outro o Oceano Pacífico. Ao norte a barreira natural é o Atacama, enquanto ao sul está a gelada Patagônia. São essas as proteções naturais que fazem do território chileno um dos mais diferentes do mundo – e que força o governo a controlar com mão forte a entrada de produtos de origem animal e vegetal no país, afinal qualquer praga pode ser um problema grave por ali.
É também essa configuração geográfica que faz do Chile um lugar especial para a produção de vinhos, como bem sabe qualquer pessoa que passeia entre as prateleiras de bebidas de um supermercado no Brasil. Por aqui, sobram vinhos chilenos. É isso que faz com que certas vinícolas sejam quase pontos turísticos para brasileiros – o caso mais famoso é o da Concha Y Toro.
Se estiver no Chile, aproveite para provar vinhos diversos. E preste atenção num tipo de uva em especial, a Carmenere. Uva originária da França e usada na fabricação do vinho tinto, a Carmenere foi atacada por uma praga no século 19 e passou quase 100 anos sendo considerada extinta. Foi só em 1994 que um especialista percebeu que a uva ainda existia no Chile, onde era confundida com a Merlot. Hoje, vem do Chile a maior parte da produção mundial de vinhos Carmenere.