Área do Aluno


ou



Cozinheira, Merendeira e Nutricionista

É comum ouvirmos que “toda merendeira é uma cozinheira, mas nem toda cozinheira é uma merendeira”, existem muitas dúvidas quando falamos sobre os aspectos atribuídos a uma merendeira, e muitos confundem eles com o papel de uma cozinheira comum e tradicional. Paralelo a isso, também surgem questionamentos sobre o que está dentro dos deveres da nutricionista que impactam no serviço das merendeiras.

As responsabilidades de um cargo são muito diferentes das que encontramos no outro, e é nesse capítulo que iremos explorar mais sobre essas discrepâncias.

1. A cozinheira

Em relação à cozinheira, não se sabe com exatidão quando foi que essa profissão surgiu, porém, existem relatos que apontam grandiosos banquetes realizados pela corte da Mesopotâmia por volta de 3000 anos antes de Cristo, confirmando, portanto, a atuação de pessoas capazes de preparar essas refeições com perfeição. Dessa época, ou até mesmo antes disso, até os dias de hoje as cozinheiras se mantiveram em todos os momentos da nossa história, e lhes foram atribuídas diversas funções ao decorrer dos anos.

De forma geral, essa profissional possui o papel de manipular e temperar os alimentos, verificar o estado de conservação dos ingredientes e insumos, saber utilizar uma boa logística de estoque dos produtos, manipular os utensílios utilizados na cozinha, além de manter a organização e limpeza do local onde trabalha.

Alguns cargos podem ser associados a essas funções, como por exemplo a chef de cozinha, que além das competências anteriores ela também coordena a equipe que lhe é subordinada, bem como a montagem e troca de cardápios, além do chef se tem o subchef que o substitui em momentos de ausência, o aboyeur auxilia no recebimento das comandas e os direciona para o preparo, o boulanger é o responsável pelos pães dentro da cozinha, e além desses cargos pode atuar justamente como merendeira.

Esta profissional pode cozinhar em qualquer cozinha, sendo ela de restaurantes, de lanchonetes, de padarias ou qualquer outra.

Vale ressaltar que para a maioria dos cargos, inclusive o de chef, não é necessário graduação, o que realmente é levado em consideração é o domínio das técnicas utilizadas na culinária, no entanto, para receber a titulação de gastrônomo é exigido a conclusão da faculdade de Gastronomia em alguma instituição.

Imagem Interna

2. A merendeira

Quando falamos da merendeira nós associamos primeiramente à uma profissional que trabalha nas cozinhas e cantinas das escolas públicas, e ela além de alimentar tem o papel de educar o paladar da criança e do adolescente, e além disso ela também participa da construção do hábito alimentar para que aquele indivíduo permaneça com os bons costumes alimentares até a fase adulta. Apesar disso, também existem outros campos de sua atuação, como foi explorado no capítulo 4.

A merendeira tem um relacionamento muito mais intimista do que uma simples cozinheira, ela tem o contato diário com aqueles estudantes e faz uma diferença significativa pois em muitas situações aquela criança não recebe o cuidado na alimentação em suas casas, sendo a escola, por meio da merendeira, a principal responsável pela nutrição e educação alimentar, e essa é a diferença mais evidente entre ela e qualquer outro cargo de cozinheira.
Portanto, partindo desse princípio, já pode ser notado que o trabalho da merendeira tem funções além daquela de simplesmente cozinhar, a participação dela na construção do indivíduo é de extrema importância já que ela transforma uma dieta saudável e necessária em um prato que desperte a atenção e o interesse da criança. Sendo assim, é uma profissão que deve ser valorizada pelas pessoas e pelos governantes.

3. A Nutricionista 

A nutricionista é uma profissional da área da saúde capacitada para atuar diretamente na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana por meio da alimentação. A função macro desse profissional é planejar, executar e avaliar as ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e da alimentação.
Para se tornar uma nutricionista são necessários anos de dedicação na graduação de Nutrição, e segundo o Conselho Regional de Nutricionistas este é o único profissional habilitado para prescrever dietas baseadas no código de ética.

O nutricionista possui, assim como a merendeira, um papel super importante na construção da dieta diária daquela instituição, porém este profissional tem suas ações voltadas para a idealização do que será preparado, como se fosse um trabalho dos bastidores, enquanto a merendeira realizar o preparo.

As funções do nutricionista estão voltadas para a prescrição do plano alimentar quando atuantes em escolas, empresas que fornecem alimentação dos funcionários ou até mesmo em presídios. Outras funções também são atribuídas para aqueles atuantes em consultório, onde eles podem solicitar exames para identificar a falta de nutrientes ou vitaminas, pode prescrever suplementação e em casos que fogem da sua alçada eles encaminham para o nutrólogo, que é o médico especialista.

É importante salientar que o nutricionista é diferente do nutrólogo, e o segundo tem diferenciações que permitem funções e formações diferentes quando comparados ao primeiro. Enquanto o nutricionista tem sua formação concluída em Nutrição, o nutrólogo é formado em Medicina e possui especialização em nutrologia, este estuda as alterações metabólicas e investiga doenças relacionadas com a falta ou o excesso de nutrientes, caso necessário eles podem prescrever medicações ou suplementação vitamínica.

O dia nacional do nutricionista é comemorado na data 31 de agosto, e esse momento simbólico serve para homenagear este profissional. Vale ressaltar que é apenas o nutricionista que trabalha em parceria com a merendeira nos casos das dietas escolares, e ele deve estar presente na escola por pelo menos uma vez na semana com o objetivo de supervisionar e agregar saúde para todos que se beneficiam das refeições.



Este artigo pertence ao Curso de Merendeira

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados