Área do Aluno


ou



Farinha de Trigo - Melhores para Brigadeiro Gourmet

Assim como a glicose, a farinha de trigo não é um ingrediente que comumente utilizamos no brigadeiro das nossas casas. Na realidade, existem muitas dúvidas acerca do uso da farinha de trigo no mundo dos brigadeiros gourmet, pois ela é capaz de causar modificações no doce.

Por muitas vezes, a farinha de trigo é utilizada para agregar volume à massa e obter um maior rendimento da guloseima, além de se comportar como um agente espessante, que influencia na textura e no sabor do brigadeiro.

Essas características podem ser positivas ou negativas, a depender da quantidade de farinha de trigo adicionada e do objetivo a ser alcançado.

Poucas quantidades de farinha de trigo não alteram o sabor da preparação e é utilizada para retirar o “puxa-puxa” do brigadeiro, pois em condições adequadas o brigadeiro assume uma textura macia e aveludada e não açucara com facilidade.

Mas grandes quantidades de farinha de trigo deixam o brigadeiro menos doce, mais grudento e viscoso, semelhante a uma bala de caramelo, e tal efeito pode não agradar a todas as pessoas. Entretanto, se o propósito for o de deixar o brigadeiro mais encorpado, utiliza-se a farinha de trigo como uma boa opção, o que fica a critério do confeiteiro ou do cliente.

Outro ponto é que a farinha de trigo pode interferir na cocção do brigadeiro, visto que é preciso acertar o ponto do doce, pois se cozinhar demais a massa pode ficar dura, e se cozinhar de menos, pode ficar com sabor de farinha de trigo.

Então, no geral, não é necessário utilizar a farinha de trigo, já que os outros ingredientes na quantidade correta conferem todas as características que um brigadeiro gourmet precisa.

Mas se você optar por usar, utilize uma colher de chá ou uma colher de sopa de farinha de trigo (a depender da receita) para cada uma lata de leite condensado.

Imagem Interna



Este artigo pertence ao Curso de Brigadeiros Gourmet

Faça o Curso completo grátis!!
Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados