Área do Aluno


ou



Macaron

O macaron é um doce de origem italiana, mas que se popularizou e ganhou destaque na França. É um pequeno e crocante biscoitinho redondo, à base de claras de ovo, açúcar e farinha de amêndoas, e recheado com algum creme.

Foi popularizado na França durante o reinado de Catarina de Médicis em 1533 (lembra-se dela na História da Confeitaria? Foi em seu casamento que foi usado o açúcar em substituição do mel), onde durante a importação da farinha de amêndoas vinda da Itália, em conjunto veio também o biscoito. Cada chefe da França foi aperfeiçoando e modificando a receita com base em sua criatividade.

Apenas em 1830 que surgiu o macaron recheado. Sendo usado diversos sabores de geleias, cremes, ganaches, etc. Anos depois, durante o século XX, o macaron foi tingido com corante alimentício, surgindo assim o doce que conhecemos hoje.

  • Ingredientes:

200g de açúcar cristal;

4 claras;

90g de açúcar de confeiteiro;

150g de farinha de amêndoas;

Corante alimentício.

  • Modo de preparo

Primeiramente você deve fazer um simples merengue francês ou o suíço. Você aprendeu sobre merengues no capítulo anterior, mas iremos relembrar.

Para o merengue francês, deve bater a clara do ovo até começar a espumar. Em seguida é só ir adicionando o açúcar cristal aos poucos, até atingir o ponto de uma neve, e formar um bico fino na ponta do batedor. Você também pode usar 50% de açúcar cristal e outros 50% de açúcar de confeiteiro. Este é o mais indicado.

O suíço a clara deve ser pasteurizada com o açúcar em banho maria por cerca de 4 minutos, e em seguida levada para a batedeira até atingir o ponto de merengue.

Com o merengue pronto, você deve peneirar ou triturar em um processador o açúcar de confeiteiro e a farinha de amêndoa, para que se forme um farelo fino.

Agora este é o momento de colorir o seu merengue. Basta pingar algumas gotas ou utilizar o corante em gel. Se quiser mais de uma cor, divida o merengue em várias partes iguais e adicione o corante individualmente em cada.

Incorpore a mistura de açúcar de confeiteiro e farinha de amêndoas com uma espátula. Faça movimentos de dentro para fora delicadamente, para que o ar aprisionado no merengue não se perca.

Unte uma assadeira com manteiga ou forre com papel manteiga.

Transfira a massa para um saco de confeiteiro com o bico perlê, e aplique uma leve força, fazendo pequenos círculos de massa.

Bata as assadeiras em uma superfície sólida como pia ou bancada, para que um pouco do ar aprisionado vá embora. 

Deixe a massa descansar por 30 minutos.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 160°C.

Leve a assadeira ao forno por 15 minutos, ou até que o macaron esteja firme.

Após esfriar, retire da assadeira com cuidado para não quebrar.

  • Opções de recheio

Você pode fazer uma ganache densa (lembre-se dos tipos e proporções de ganaches ensinado no capítulo sobre Recheios), doce de leite, geleias como a de morango ou maracujá, e outros recheios com textura semelhante.

Para a ganache mais densa você irá precisar:

  • Ingredientes:
100g de chocolate ao leite ou meio amargo;

5 colheres de creme de leite fresco.

  • Modo de preparo.

Leve o chocolate para derreter em banho maria. 

Quando não restar mais pedaços sólidos, acrescente o creme de leite fresco em temperatura ambiente, e misture por alguns minutos até incorporar

Em seguida é só passar entre os macarons.

Para fazer a geleia de morango é bem simples.

  • Ingredientes
500g de morango fresco;

1 xícara de chá açúcar cristal;

½ limão

  • Modo de preparo.

Primeiramente, retire a folha, lave e higienize corretamente todas as frutas.

Em seguida, leve os morangos com o açúcar para uma panela. Utilize o morango inteiro, mas caso sejam muito grandes, pode fazer um corte no meio.

Acrescente o suco de limão, e mexa constantemente até que comece a se formar uma calda (cerca de 30 minutos).

Espere esfriar e recheie os macarons.



Cursos Escola Educação © 2014 - CNPJ: 50.389.088/0001-53 - 2024. Todos os direitos reservados