MACARRÃO DE UMA PANELA SÓ

• Macarrão de uma panela só

Ingredientes

• 1 xícara (chá) de penne (ou outra massa curta de grano duro)

• 1 ½ xícara (chá) de água

• ½ cebola

• 1 alho

• 1 colher (sopa) de extrato de tomate

• ½ colher (sopa) de azeite

• 1 xícara (chá) de tomate-cereja

• 5 azeitonas pretas sem caroço

• 2 ramos de manjericão fresco

• ½ colher (chá) de sal

• pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto

• queijo parmesão ralado, a gosto

Modo de preparo

Faça o pré-preparo: descasque e pique fino a cebola e o alho; lave e corte os tomates-cereja ao meio; corte as azeitonas em quatro partes no sentido do comprimento.

2. Leve ao fogo médio, na menor boca do fogão, uma panela pequena de 16 cm de diâmetro. Regue com o azeite, junte a cebola, o sal e refogue por 3 minutos, mexendo bem, até dourar. Adicione o alho e refogue por mais 1 minuto.

3. Junte o extrato de tomate e misture bem. Em seguida, regue com a água e mexa bem, raspando o fundo da panela.

4. Assim que o fundo estiver "limpo", coloque o macarrão, os tomates, as azeitonas e as folhas de manjericão. Tempere com a pimenta-do-reino a gosto. Misture e, quando começar a ferver, deixe cozinhar por 5 minutos.

5. Após os 5 minutos iniciais, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Sirva a seguir com parmesão ralado e, se quiser, mais folhas de manjericão.

Este artigo pertence ao Curso de Culinária Básica