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Islane de oliveira santos
★★★★★
Islane de oliveira santos

Bom

Odaniks Rivas
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Odaniks Rivas

Excelente

José Maria Xavier Pereira
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José Maria Xavier Pereira

Muito bom o curso. Já tenho conhecimento em informática. Indico pra todos que gostam da área

patricia
★★★★★
patricia

o curso é muito bom,bem explicado. Parabéns a toda equipe!!!!!!

Vitor Hermes da Silva Ferreira
★★★★★
Vitor Hermes da Silva Ferreira

Muito bom

Maria Klara Lopes Da Silva
★★★★★
Maria Klara Lopes Da Silva

Achei o conteúdo muito bom pra estudar.

Maria da penha Jose dos santos marques
★★★★★
Maria da penha Jose dos santos marques

Eu amo informatica.

ZULENILDA  DIAS GOMES
★★★★★
ZULENILDA DIAS GOMES

Achei muito bom!

zuleide severina da silva Santos
★★★★★
zuleide severina da silva Santos

CURSO EXELENTE

NELLO
★★★★★
NELLO

Ótimo

EDITORES DE TEXTO


O editor de texto do sistema operacional Windows é o Word, aquele ícone com a letra W escrita em azul. Nele, podemos redigir textos e inserir figuras em documentos. Esse programa tem várias funções e comandos que precisamos aprender para usá-los de forma efetiva, tendo maior facilidade na produção de textos.


  • Componentes do Word:

       

  1. barra de títulos: mostra os aplicativos e arquivos usados no momento. À direita, estão os botões minimizar, restaurar e fechar a janela do aplicativo.

  2. barra de menus: funções e comandos disponíveis no Word

  3. barra de rolagem: move o texto na vertical e horizontal

  4. barra de ferramentas: apresenta os atalhos para funções comuns do Word

  5. régua: mede e configura tabulações e recuos


  • Trabalhando com documentos


Conhecendo os comandos e a área de trabalho do Word, já é possível começar a construir um texto. Vamos ver o passo a passo?


  1. abrindo o aplicativo: clique no botão INICIAR na barra de tarefas e abra o Word. Comece digitando seu texto, da forma como for necessário. Lembre-se das funções CAPS LOCK, ALT e SHIFT para acionar pontuação e acentos gráficos.

  2. salvando o arquivo: no canto superior, clique em ARQUIVO e selecione a primeira opção, SALVAR COMO. Ao abrir a caixa de diálogo, selecione o destino no qual quer salvar o arquivo e digite o nome que quer dar a ele. Porém, caso você esteja trabalhando em um documento já existente, basta clicar em SALVAR ou no disquete localizado no canto superior esquerdo. É recomendável salvar o documento após cada alteração efetuada.

  3. fechando o arquivo: com todas as alterações salvas e finalizando o seu trabalho, basta clicar no X localizado no canto superior direito.

  4. formatando: formatar um texto significa ajustar estilo da fonte (letra), parágrafo e outros detalhes do texto. Para formatar o texto todo, o mais fácil é clicar no botão EDITAR, localizado na barra de ferramentas, e em seguida, selecionar a opção SELECIONAR TUDO. Porém, se for necessário formatar apenas uma parte do texto, posicione o cursor do mouse “I” no início do texto a ser formatado, clique com o botão esquerdo do mouse, mantenha o botão pressionado e arraste. Solte o botão do mouse.


Para formatar a fonte, vá até a Barra de Ferramentas, selecione o tipo de Fonte (letra). Nessa opção, você pode modificar o tamanho da Fonte, alinhar o texto à direita ou esquerda, centralizar ou justificar. Também é possível colocar as palavras em Negrito (N),  Itálico (I) ou Sublinhado (S).


  • Tabelas




Inserir uma tabela no Word é uma tarefa bastante  fácil. Primeiro, vamos indicar, em seu texto, que o próximo item se trata de uma tabela. No arquivo desejado,  posicione o cursor do mouse no campo onde a tabela será inserida e digite o título, por exemplo, “Tabela de estados e capitais”.   Formate a frase com a Fonte Arial e Tamanho desejados, coloque em Negrito Centralizado. Na Barra de Menus, clique Inserir, Tabela e Inserir Tabela. Preencha a janela com o número de linhas e colunas. Depois, clique em OK.


Agora, clique com o botão esquerdo do mouse dentro de cada célula, que são os retângulos da tabela, e preencha com os dados desejados. Lembrando que você também pode formatar uma tabela!   Depois de preenchê-la, aproxime o cursor do mouse à extrema esquerda da tabela até aparecer uma cruz. Clique sobre ela para selecionar a tabela e formate o que você digitou. Também é possível formatar itens específicos, como somente uma linha, uma tabela ou uma palavra. Para isso, é só selecionar o texto desejado e formatar como necessário.


Para fechar seu arquivo, certifique-se de ele foi salvo e clique no X que fica na extrema direita da janela.

Este artigo pertence ao Curso Informática Básica

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5.0

12.743 Avaliações
Islane de oliveira santos
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Islane de oliveira santos

Bom

Odaniks Rivas
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Odaniks Rivas

Excelente

José Maria Xavier Pereira
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José Maria Xavier Pereira

Muito bom o curso. Já tenho conhecimento em informática. Indico pra todos que gostam da área

patricia
★★★★★
patricia

o curso é muito bom,bem explicado. Parabéns a toda equipe!!!!!!

Vitor Hermes da Silva Ferreira
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Vitor Hermes da Silva Ferreira

Muito bom

Maria Klara Lopes Da Silva
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Maria Klara Lopes Da Silva

Achei o conteúdo muito bom pra estudar.

Maria da penha Jose dos santos marques
★★★★★
Maria da penha Jose dos santos marques

Eu amo informatica.

ZULENILDA  DIAS GOMES
★★★★★
ZULENILDA DIAS GOMES

Achei muito bom!

zuleide severina da silva Santos
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zuleide severina da silva Santos

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NELLO
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NELLO

Ótimo

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